quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

"Na QUARTA-FEIRA terá de ir cedo à praça para escolher a carne e as mioleiras, porque se for tarde será difícil encontrar carne de boa qualidade. Logo que chegue a casa, tempere de sal os carapaus. Estes geralmente não se estripam para assar. A salada e a mioleira, fazem-se ràpidamente o que lhe permitirá arrumar a casa da parte da manhã.
Enquanto faz as arrumações, poderá deixar a carne a assar, pois é um cozinhado que não precisa duma constante assistência. Os legumes para a sopa ficarão descascados e lavados e assim terá a sua tarde livre para: fazer visitas, fazer a sua correspondência, ir ao cabeleireiro, modista, etc. Quando voltar põe a sopa ao lume, e ao mesmo tempo, noutro lume coze o esparguete." - ainda ontem limparam a casa toda e já estão a arrumar outra vez... e mioleira... apesar de saber que era um prato em voga na altura, acho que hoje não me convenciam!

"A QUINTA-FEIRA é destinada às limpesas mais rigorosas; enceramento de casas, lavagem de vidros e portas, de carpetes, pratas, etc. Apesar de serem trabalhos destinados à mulher a dias é mesmo assim um trabalho extenuante para a dona de casa que tem de vigiar e ajudar o trabalho.
Para isso mesmo o almoço será simples. Para o jantar fará um prato da cozinha regional." - quando eu tinha a minha bela independência, limpava a casa uma vez por semana e achava que chegava... esta gente devia ser muito porquinha!

"SEXTA-FEIRA como o almoço é fácil de fazer não necessitando de grande vigilância terá a manhã livre para as suas arrumações habituais; tratar dos vestidos, arranjar as unhas, etc.
Procedendo sistemàticamente desta maneira, encontrará tempo para tudo, e dando a todos os problemas domésticos e mundanos, a sua melhor atenção. A mulher moderna tem de aproveitar bem todas as horas da sua vida; só assim será boa dona de casa e elegante senhora da sociedade que também não descurará o tratamento do marido e dos filhos quando os tiver, evidentemente." - ai, ai, se os problemas domésticos fossem os únicos das mulheres modernas de hoje...

in "Noiva, Esposa e Mãe"

2 comentários:

Anónimo disse...

Gosto particularmente do trabalho de capataz que a esposa tinha de fazer. Até parece que a estou a ver de chicote a vigiar a empregada...

Para além do mais este pessoal parece obcecado por comidas que sejam fazer e deixar a cozinhar sem vigilância. Não para descansar, nem pensar mas para ir fazer mais trabalho. Muito bom de facto...

MushiMushi disse...

de facto... comida que não se possa deixar sem vigilância não é comida amiga da boa dona de casa...