domingo, 21 de dezembro de 2008

Encontrei um livro muito bom cá em casa... deve ter sido escrito nos anos 50 e chama-se "Noiva, esposa e mãe - moral, etiqueta, preceitos domésticos, conselhos de beleza, enfermagem, puericultura" - abrangente, portanto!

Em nome da pesquisa, estive a lê-lo esta tarde, saltando as partes enfadonhas (que, a propósito, no livro refere que nunca se deve fazer por ser um bom exercício mental) e cheguei à conclusão que é digno de figurar aqui no blog! Por isso, a partir de agora, e à semelhança das leis estúpidas, vão aqui ver coisas sobre como tirar a ferrugem de uma bicicleta com banha de porco ou a constante ideia que o trabalho liberta!

Mas, continuando, descobri que as jovens raparigas que despertavam para a aurora da vida deviam começar o seu enxoval aos 15 anos... E também que "...a vida das raparigas é feita de lindos sonhos, mas também de secretos e humanos anceios.", para além de que o maior sonho de uma jovem é o casamento... E aparentemente a vida acabava logo ali! Era o maior sonho e depois toca a trabalhar!

Sim, porque pelo que eu percebi, o marido só servia para trazer o dinheiro para casa! E já fazia muito! A mulher deveria agradecer ao seu marido todos os dias!

De resto, ela cozinhava (mesmo que tivesse uma criada, está explícito que ela não saberia fazer pratos requintados, a parvalhona!), governava a casa, fazia exercício enquanto limpava (sim, há conselhos sobre isso...), ia ao mercado, arranjava bicicletas e tinha de o fazer com roupas, penteados e unhas imaculados!

A mulher perfeita dos fifties!!

5 comentários:

Ninguém disse...

Lindo, sem dúvida! "Ca" bom!
E aposto que ainda há uns quantos à espera de encontrar uma dessas perfeitas mulheres...

Anónimo disse...

Mais nada!!! Um livro q ensina mulheres a comportarem-se cm verdadeiras donas de casa!! LOOL

MushiMushi disse...

isso era bom para aqueles americanos que querem barbies donas-de-casa como mulheres!

Anónimo disse...

Okay eu admito que não entendo muito de lida doméstica mas nessas cena de "limpar a casa" tem de haver coisa que são excluídas. Como é que queria que ela mantivesse as unhas imaculadas se está a esfregar escadas por exemplo?

O único conselho de jeito é o de fazer exercício no meia da lida doméstica. Uma cena tipo "wax on, wax off".

MushiMushi disse...

pah, há cenas que são feitas pelas criadas! afinal, para que é que elas serviam? o trabalho doméstico aqui referido era para manter a forma!