sexta-feira, 22 de agosto de 2008

hoje fui buscar o carro à oficina... andava a fazer uns barulhos estranhos que eu, na minha ingenuidade, pensei que fossem do eixo ou de qualquer coisa que me pudesse mandar para fora da estrada à menor contrariedade... muito pseudo-trágico, portanto!
mas, não é que chego lá e me dizem que não era nada? que tinham limpo o "casquilho" e que o problema deveria estar resolvido... Ora, o "casquilho", portanto... Devo dizer que fiquei na mesma... de casquilhos, só conheço aquelas coisas onde se enroscam as lâmpadas...
Mas, admito a minha ignorância, fui ver à net e cá está a bela da definição:

BRONZINA--Conhecida também como casquilho, sua função é essencialmente proteger e prolongar a vida dos elementos móveis de maior responsabilidade e custo, como o virabrequim e seu alojamento. A bronzina deve sofrer os danos que, de outro modo, iriam alcançar a outra peça.

O "virabrequim"... está cada vez melhor, não está?

"utilizado para reduzir o atrito e servir de apoio e guia para peças giratórias, deslizantes ou oscilantes de um conjunto mecânico (por exemplo um motor), sejam estas eixos ou rodas sobre eixos, como virabrequim, bielas e comandos de válvulas, permitindo-lhes o movimento com um mínimo de atrito."

ah!! está a ficar melhor! mais um pouco e podia mesmo dar-se o meu acidente trágico-romântico! Afinal não sou assim tão drama queen como pensava!

1 comentários:

Ghost disse...

Sempre são mais umas coisitas que aprendo...
E eu a pensar que na música pimba é que havia palavras bonitas...